28 de ago. de 2009

Aneel aprova internet por rede elétrica



A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a resolução que define as regras para o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC).

A regulamentação define as condições para a implantação do modelo que permite a transferência de dados através da rede elétrica.

Segundo a Aneel, o documento delimita o uso da rede de distribuição para fis de telecomunicações. Isso deve garantir a estabilidade e qualidade do serviço, além de manter um preço compatível das tarifas.

A resolução também traz uma clausula informando que as empresas que prestarem serviços com a tecnologia PLC não devem comprometer a qualidade do fornecimento de energia. Caso haja necessidade de investimento em infra-estrutura, o custo ficará por conta da própria companhia.

Uma das vantagens do novo formato é a possibilidade de utilizar a rede atual para fazer a transmissão de dados, sem que haja a necessidade imediata de expandir ou adequar a estrutura existente. Por exemplo, a agência prevê que o aluguel dos fios para as empresas de internet por ajudar a reduzir as taxas de eletricidade.

O assunto esteve em audiência pública de 12 de março a 13 de maio de 2009. Neste período, o Órgão Regulador recebeu 163 contribuições de agentes do setor elétrico e de telecomunicações, associações de classe e consumidores.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ti/aneel-aprova-internet-por-rede-eletrica-26082009-41.shl

26 de ago. de 2009

As paredes tem muito mais que ouvidos!!!



Nesta terça-feira, 25, a Motorola lança no mercado brasileiro o Camero, produto que possibilita a visualização através de paredes.



O dispositivo pesa 15 kg e conta com um radar que gera imagens do que se passa do outro lado de barreiras com até meio metro de espessura.

Além disso, identifica objetos vivos, os quais aparecem de forma diferenciada nas imagens em 3-D para a versão portátil e, em 2-D, para a versão normal do produto.

Informações como número de pessoas vivas, localização e eventuais mudanças de posição (sentado, em pé, etc) e até mesmo a definição de adultos, crianças ou animais podem ser identificados pelo equipamento.

Mesmo se no ambiente houver uma pessoa desacordada, a mesma pode ser visualizada pelos policiais por meio da tela do produto. Porém, se houver vítimas fatais, o Camero as identifica como se fossem um objeto entro da sala analisada.

O aparelho só pode ser vendido para forças policiais e militares. Seu preço não foi divulgado.

Fonte: http://baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3509899

18 de ago. de 2009

MIT WiTricity, Eletricidade Sem Fios!


Cientistas americanos conseguiram transmitir, com sucesso, electricidade entre dois aparelhos sem o uso de cabos ou fios. A experiência, realizada por investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e publicada na revista científica ‘Science’, resultou no acender de uma lâmpada de 60W localizada a dois metros de distância da fonte de energia.



MIT WiTricity

Segundo os cientistas, a tecnologia ‘WiTricity’ (ou electricidade sem fios, em tradução livre do inglês), vale-se de elementos básicos da física e pode ser utilizada noutros aparelhos, como computadores portáteis. Segundo John Pendry, do Imperial College London, que assistiu aos testes, “não há nada nesta tecnologia que impedisse que fosse inventada 10 ou 20 anos atrás”.

Em 2006, os cientistas já tinham desenvolvido uma teoria acerca desta tecnologia, embora esta tivesse sido a primeira vez que foi testada em experiências. De acordo com os cientistas, o sistema funciona através de um campo magnético entre duas bobinas de cobre, uma na fonte de energia e outra no aparelho electrónico (a lâmpada, no caso desta experiência). A lâmpada foi acesa mesmo quando foram colocados objectos entre ela e a fonte de energia.

Esta descoberta faz prever que em breve os telemóveis e outros aparelhos electrónicos possam receber energia sem necessidade de estarem ligados à corrente eléctrica, refere a Lusa. De acordo com uma artigo publicado quinta-feira na Science Express, uma publicação online da Science, o conceito de envio de energia através da rede sem fios não é novo, mas até agora a sua utilização em larga escala tem sido considerada ineficaz, uma vez que a energia electromagnética gerada iria irradiar em todas as direcções.

Contudo, no Outono, um cientista do MIT, Marin Soljacic, descobriu a maneira de fazer a transferência de energia recorrendo a ondas electromagnéticas definidas. A chave é fazer com que o aparelho fornecedor e o receptor comuniquem na mesma frequência de modo a receber a energia de forme eficiente, sem a perda até agora considerada.

O princípio é idêntico àquele que permite a um cantor de ópera partir um copo de vidro com a voz, desde que o objecto esteja a comunicar na mesma frequência daquela voz. O avanço agora conseguído no MIT tem a ver com o facto de pela primeira vez se conseguir a transferência eficaz da energia, sem perdas.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts conseguíram fazer acender uma lâmpada de 60 watts colocada a dois metros da fonte geradora de energia. «Foi uma experiência excitante. O processo utilizado é fácil de reproduzir. Não custa nada regressarmos ao trabalho no laboratório e reproduzir o processo sempre que quisermos», comentou Marin Soljacic.

A descoberta permite pensar num futuro próximo em que os aparelhos funcionem sem necessidade pilhas, evitando os problemas associados à sua reciclagem e aos efeitos nocivos dos químicos tóxicos de que são feitas. No entanto, os cientistas ainda têm muito que trabalhar pois o processo desenvolvido no MIT é eficaz a 40-45 por cento, ou seja, a maior parte da energia gerada pela fonte emissora não chegou à lâmpada.

Fonte: http://pplware.sapo.pt/2007/06/12/mit-witricity-eletricidade-sem-fios/

11 de ago. de 2009

Cozinhando num quarto do hotel

Bom..., eu trabalho e estudo em Vitória-PE distante de minha família que mora em Bonito-PE e para isso precisei alugar um quartinho acredito que menor que uma quitinete e ter me virar muitas vezes sem um fogão e sem outros utensílios domésticos..., e quando vi esse vídeo achei minha cara..., não que eu tenha feito exatamente essas loucuras apresentadas no vídeo, mas com certeza fiz outras..., bem engraçadas vistas de longe, rsrsr..., é engraçado!