22 de jan. de 2012

Conceito das Redes Sociais nos dias de hoje

Cada vez mais pessoas passam a navegar no mundo da Internet e descobrem uma forma maravilhosa de se comunicar com seus amigos independentes de sua localização por meio das redes sociais.
 
Todos os dias surgem mais e mais recursos de como compartilhar informações, fotos, imagens textos, voz, vídeo, etc. Até aí tudo bem, esse novo meio de comunicação está possibilitando uma aproximação das pessoas mesmo que bem distantes.

Entretanto há algum tempo que esse conceito inicial vem mudando, atualmente a maioria dos usuários não pensam, nem se preocupam muito sobre o que estão postando nesses meios.



Assim como @guanabara falou na palestra “Teoria da Evolução das Mídias Sociais” no 16º EDTED Recife, também vejo “as redes sociais como outdoors expostos em frente a sua residência e falando sobre sua vida”, você não colocaria qualquer imagem ou texto comprometedor nesse ambiente, vale lembrar que se essas informações são disponibilizadas via Internet então elas podem ser vista no mundo todo.

Em vez de fazer compartilhamento de imagens inúteis, informações desnecessárias, vídeos que servem apenas para perder tempo, porque não utilizar esses meios para divulgar informações interessantes e que podem servir aos seus amigos.

Vejo muito campanhas do tipo, não assista a tal programa, tal festa não presta, tal canal é uma perda de tempo, envie tal mensagem para tantas pessoas para não dar azar e por aí vai... Em que essas informações estão sendo úteis para você ou seus contatos? Dessa forma você não agrega valor ao seu perfil e muito menos contribui de alguma forma com os seus contatos.



 
Algumas boas dicas
  • Compartilhem informações úteis para seus contatos, se você é do tipo que posta qualquer coisa nas redes, pode cair em descrédito e provavelmente seus contatos não darão mais atenção as suas postagens futuras;
  • Não importa tanto a quantidade mais sim de qualidade das informações que são compartilhadas, sejam elas a nível pessoal ou profissional;
  • Não pense que achar graça em tudo que compartilham é ser sociável.


 
Considerações finais
 
Usar as redes sociais de forma inteligente é uma arte, ela pode trazer muitos benefícios tanto pessoal como profissional. Você pode ser conhecido por muitas pessoas pelas coisas interessantes que são compartilhadas ou pela inutilidade das informações também, essa última pega muito mal. Por exemplo, nesses últimos dias eis que surgiu o novo meme da Internet “o da Maria Luiza que está no Canadá”, sinceramente para mim foi tudo uma questão de estratégia de marketing que apostou nessa cultura pouco interessante de tudo compartilhar, tudo curtir, tudo achar graça e que não agrega nada as nossas vidas a não ser a da Luíza que está lá no Canadá na vida boa.

Sejam mais criativos, inteligentes, amigos dos seus amigos e compartilhem coisas legais e de fato interessantes nas redes sociais da vida.