11 de mai. de 2009

Os nove passos para realizar sua pesquisa de mercado.

1º Passo: Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa.

Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar essa pesquisa? No início dessa caminhada a definição dos objetivos será muito útil.


2º Passo: Definição da coleta dos dados

Nessa etapa, você definirá como irá levantar os dados de sua pesquisa.


3º Passo: Definição do método de pesquisa de dados primários

Qual o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito? Defina os procedimentos para a sua realização.


4º Passo: Definição da amostra

Conhecimento do tamanho do público a ser pesquisado.


5º Passo: Elaboração dos instrumentos de pesquisa

Nessa etapa você aprenderá a elaborar questionários, formulários e roteiros de pesquisas.


6º Passo: Aplicação da pesquisa

A forma como será abordada, garantirá o bom desempenho da sua pesquisa.


7º Passo: Tabulação dos dados

Chegou a hora de reunir os dados e trabalhá-los de maneira a facilitar a sua análise.


8º Passo: Elaboração do relatório final

A elaboração do relatório final lhe permitirá analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar aspectos relevantes para a tomada de decisão.


9º Passo: Tomada de decisão

Com os resultados obtidos a partir da pesquisa será possível determinar as ações necessárias em benefício do seu negócio.


Mais informações, consulte: www.sebrae.com.br.


Veja pesquisa de mercado utilizando a ferramenta do Google Docs, aproveite e responda:



.

Nenhum comentário: