31 de jul. de 2012

EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA DE TI

Sabendo que o desenvolvimento da arquitetura de TI deve ser embasado nos processos de negócio da arquitetura Empresarial e que também abrange questões como arquitetura dos dados e informação, aplicações e infraestrutura, tratando-se de um assunto extenso, é que nessa postagem será levada em consideração a arquitetura de um DATACENTER como um subconjunto da arquitetura da infraestrutura.
A princípio a arquitetura de TI era centralizada, onde todos os dados eram armazenados em Mainframes, também conhecidos como arquitetura Mainframes, a mesma foi adotada a fim de otimizar a utilização dos recursos, uma vez que eram muito caros.



                       


No decorrer do tempo à redução de custo na aquisição de recursos computacionais impulsionou a descentralização da arquitetura de TI, a partir de então houve uma forte migração da arquitetura até então usada para o modelo conhecido como cliente-servidor e sistemas distribuídos.
O novo modelo em questão veio oferecer flexibilidade, uma vez que até então era apenas um computador que atendia a todas as requisições da rede. A partir do momento em que o modelo cliente-servidor e os sistemas distribuídos passaram a ser uma realidade, tornou possível vários computadores trabalharem separadamente, porém interconectados independente da sua localidade por intermédio da VPN (Virtual Private Network).
Por outro lado houve uma grande degradação da utilização dos recursos devido a questões relacionadas ao tempo em que o computador cliente ou servidor fica ocioso ou não usa toda sua capacidade nas tarefas corriqueiras.



                     



Pensando nas vantagens e desvantagens vivenciadas ao decorrer do tempo é que foi desenvolvido o que conhecemos atualmente como Cloud Computing, que equivale ao meio termo entre a centralização e a descentralização da arquitetura de TI.
A arquitetura Cloud Computing, por ser baseada em grandes repositórios de dados é dita como centralizada, oferecendo serviços sobre demanda, otimização dos recursos computacionais e flexibilidade.


                     


A tabela abaixo faz uma breve e importante comparação entre as Arquiteturas de TI, levando em consideração a economia e o modelo de negócio. As informações dispostas na mesma foram obtidas em The Economics of the Cloud, Microsoft, Nov. 2010, disponível em http://www.microsoft.com/en-us/news/presskits/cloud/docs/The-Economics-of-the-Cloud.pdf .





Fonte das imagens: 

Bibliografia:
VERAS, Manoel. Cloud Computing: A Nova Arquitetura da TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

Nenhum comentário: